O Refuturiza Passaporte é um ecossistema de educação e desenvolvimento pessoal voltado para diferentes etapas da jornada profissional. O fluxo de checkout apresentava problemas de usabilidade e confusão visual. Meu papel foi redesenhar essa jornada, propondo uma experiência mais fluida, enxuta e humanizada.
O fluxo original de checkout era extenso, com cinco etapas distintas, pouco atrativo visualmente e com instruções confusas. Isso gerava dúvidas nos usuários e risco de abandono da jornada antes da finalização da compra.
O projeto foi uma iniciativa direta da minha PO, que me deu liberdade para propor melhorias com base na minha visão de UX. Não houve pesquisa formal, mas analisei modelos mentais e comportamentos padrão em checkouts digitais. Estruturei o novo fluxo no Figma, desenhei os wireframes e criei os componentes visuais seguindo o design system da Refuturiza.
Redesenhei toda a jornada de checkout, reduzindo os cinco passos anteriores para apenas três, com foco em clareza, hierarquia visual e consistência. Utilizei padrões conhecidos de boas práticas em e-commerce e técnicas de simplificação cognitiva (usabilidade e chunking). Ao final do fluxo, adicionei uma microinteração de confirmação visual com feedback positivo, essencial para transmitir segurança da ação.
A nova interface tornou o checkout mais objetivo e menos confuso. A separação clara entre informações pessoais, dados de pagamento e finalização da compra eliminou ambiguidades e reduziu a fricção no processo. A microinteração no fim trouxe uma sensação de conclusão bem-sucedida, aumentando a confiança dos usuários. Ainda não temos dados quantitativos, mas o feedback inicial foi positivo.
vamos conversar?
agende um horário comigo!